Testemunho Dermatite Atópica – ADERMAP

A Dermatite Atópica é uma doença crónica, imunomediada, atualmente incurável, determinada pela interação de fatores genéticos e ambientais, com um impacto elevado nas várias dimensões da vida dos doentes e das suas famílias. Caracterizada por pruridos internos e vermelhidão na pele, afeta entre 10 a 20% das crianças e 1 a 3% dos adultos em todo o mundo.

As pessoas que sofrem de Dermatite Atópica veem os seus efeitos na pele – vermelhidão, edema (inchaço), prurido (comichão), xerose (secura cutânea), fissuras, lesões descamativas, crostas e exsudação – mas também sentem o impacto debilitante persistente, e outros sintomas como ansiedade e depressão.

Deixamos de seguida um testemunho na primeira pessoa sobre o que é crescer e viver com a Dermatite Atópica:

Desde que me conheço que a Dermatite Atópica (DA) faz parte da minha vida. Se não for pelas manifestações físicas que sinto no meu dia a dia, é pelas memórias desconfortáveis que me traz.

Foi durante a minha adolescência que a doença se manifestou com maior gravidade. A comichão era constante e o conhecimento que tinha sobre a doença era pouco o que me deixava com um sentimento profundo de frustração.

Por si só, esta fase na vida de uma mulher já é desafiante o suficiente a todos os níveis e, embora tivesse um bom grupo de amigas que me apoiavam, a minha autoestima foi fortemente afetada.

Todas as manhãs praticava o mesmo ritual: para cuidar das lesões físicas, hidratava abundantemente toda a extensão do meu corpo e, com vergonha destas, escolhia a minha roupa condicionada pela quantidade de pele que conseguia esconder.

A procura de respostas e alternativas era frequente e, o que parecia funcionar bem ao início, logo se tornava rotineiro, tornando a entrar numa crise.

À medida que fui crescendo, comecei a compreender o meu corpo e a conformar-me que a DA vai viver comigo para sempre. Isto melhorou a maneira como cuido de mim como a minha aceitação com a minha condição. Deixei de me esconder e procurei ajudar quem na minha situação se encontrava.

A criação da associação ADERMAP foi fundamental para esta aceitação pois deixei de me esconder do mundo já que havia mais pessoas como eu. Deu-me também o propósito de lutar por uma necessidade comum a todos os que passaram e passam pelo que passei, sensibilizando para a doença e incentivando a partilha para uma melhor inclusão” S. Ferreira, – Vice-Presidente da ADERMAP.

Para apoiar as pessoas e famílias que vivem com Dermatite Atópica, a ADERMAP criou o Programa “CuiDAr”, com o apoio da ANF – Associação Nacional das Farmácias e de Laboratórios Parceiros.

Este programa permite aos associados da ADERMAP usufruírem de uma comparticipação especial na aquisição de produtos de higiene e hidratação apropriados ao controlo da Dermatite Atópica.

Esta iniciativa visa ajudar a promover a adesão à terapêutica tópica e aos cuidados necessário, e aliviar o impacto financeiro do controlo da Dermatite Atópica nas pessoas e nas famílias em Portugal.

ADERMAP – Associação Dermatite Atópica Portugal