O que é a dermatite das fraldas?
A dermatite da fralda é uma condição muito comum em bebés e crianças pequenas e caracteriza-se por inflamação da pele na área da fralda.
Na maioria dos casos, é um tipo de dermatite de contato, isso significa que a pele está inflamada pelo contato com certas substâncias, mais frequentemente urina, fezes, alguns produtos de limpeza e preparações tópicas locais.
Pode ocorrer agravamento do quadro por sobreinfecção fúngica (habitualmente por Candida albicans) ou bacteriana, sendo esta menos frequente.
Que crianças estão em risco de dermatite das fraldas?
A dermatite das fraldas afeta habitualmente lactentes, com pico de incidência entre os 9-12 meses de idade. Um estudo determinou que a dermatite das fraldas é prevalente em 7-35% da população infantil.
Não existe diferenças de incidência por género ou raça, pelo que qualquer bebé ou criança pode desenvolver dermatite das fraldas, sendo no entanto mais frequente em crianças com histórico médico prévio de eczema/dermatite atópica.
Existem alguns fatores que facilitam a dermatite como é o caso da diarreia, alguns antibióticos e higiene precária.
Quais são os sintomas da dermatite das fraldas?
Quando estamos perante uma dermatite de fralda simples, a pele está vermelha e brilhante, podendo ter áreas de erosão e fissuras, poupando as pregas inguinais.
Quando já há sobreinfecção fúngica, a pele é mais vermelha, com alguns pontos brancos e a lesão estende-se até às pregas inguinais..
Como é diagnosticada a dermatite das fraldas?
O diagnóstico é clínico, bastando uma observação médica, não sendo habitualmente necessários exames de laboratório.
Como é tratada a dermatite das fraldas?
Como é tratada a dermatite das fraldas?
O tratamento dependerá dos sintomas, idade e saúde geral da criança. Também dependerá da causa e da gravidade da condição. O tratamento pode incluir:
- Períodos de tempo sem usar fraldas;
- Trocas frequentes de fraldas, com evicção de toalhetes;
- Pomada com óxido de zinco;
- Creme ou pomada antifúngica para infecção por Candida;
- Creme de corticosteróide para dermatite mais grave;
- Medicamento antibiótico para uma infecção bacteriana;
O que posso fazer para ajudar a prevenir a dermatite das fraldas no meu filho?
Mantenha a pele limpa e seca, troque frequentemente as fraldas, limpe suavemente a área da fralda com um pano macio e água morna ou sabão neutro, evite usar toalhetes perfumados ou com álcool e aplique frequentemente um agente tópico protetor à base de petrolatum e óxido de zinco.
Em resumo:
- A dermatite das fraldas é uma inflamação da pele sob a fralda.
- Na maioria das vezes é devido à irritação por urina e fezes.
- O tratamento inclui períodos sem fraldas, cremes com óxido de zinco e em certos casos pomada antifúngica e ou antibiótica sob orientação médica.
- É importante manter a área da fralda limpa e seca, trocar as fraldas com frequência e evitar substâncias irritantes, como os toalhetes e produtos com perfume.
Dra. Filipa Inês Cunha
Pediatra Especialista
Serviço de Pediatria do Hospital Distrital da Figueira da Foz