O Banho deverá ser um momento relaxante de interação dos pais com o Bebé.
O objetivo do Banho é eliminar a sujidade e, para a maioria dos Bebés proporciona também um momento de relaxamento. O Banho pode ser diário ou em dias alternados. Não se esqueçam papás que uma boa higiene e hidratação diária é bom para todos.
Dúvidas mais frequentes:
Podemos dar o Banho todos os dias?
O Banho deve ser dado a que horas?
Podemos dar o Banho depois do Bebé mamar?
São algumas das vossas dúvidas mais frequentes que irei explicar já a seguir.
O Banho serve para relaxar e para limpar a sujidade das poeiras, pomadas, cremes e secreções orgânicas. Por isso, podem dar Banho todos os dias ou em dias alternados.
Como para a maioria dos Bebés o Banho relaxa, deve ser preferencialmente dado antes da última mamada do vosso Bebé. Para que seja, banho, maminha e cama. De preferência antes da hora dos papás dormirem, para que todos possam desfrutar de umas horas de sono tranquilas.
Quanto à última questão, optem por dar o Banho antes do vosso Bebé mamar/comer. Não é que haja problema, mas durante o Banho como acabamos por dar tantas voltas ao nosso Bebé (vira para um lado, vira para o outro, veste e despe), pode acontecer este bolçar. E, para evitarmos isso, deem preferência ao Banho antes de mamar ou de alimentar.
Qual o material que precisamos para dar o Banho?
Aproximando-se a hora do Banho, devemos preparar todo o material necessário, para que no momento, nada nos falte.
Essenciais para o Banho:
- Banheira:
- Produtos de Higiene próprios para o Bebé (Creme Hidratante e Gel de Banho ambos da mesma marca porque se houver reações alérgicas, sabem a qual marca/produtos);
- Toalha de Banho;
- Roupas do Bebé pela ordem que irá ser vestida e desapertada para ser mais fácil e rápido no momento de vestir;
- Compressas tecido não tecido 10×10 (irá servir para a limpeza do rosto e substituir a esponja);
- Soro fisiológico;
- Escova;
- Fralda;
- Termómetro para a verificarmos a temperatura da água do banho (36-37ºC).
Como dar o Banho?
Normalmente, os pais ficam assustados com tantos passos que o Banho do Bebé parece ter. No entanto, se pensarmos bem, é idêntico à nossa forma de tomarmos banho.
Ora vejam, quando vamos tomar banho primeiro aquecemos a água e verificamos que temos a roupa, produtos e a toalha connosco. Depois começamos por retirar a roupa, seguida da roupa interior (no Bebé corresponde à fralda). Entramos na banheira e lavamos de cima para baixo. Ao sairmos do duche, secamos a nossa pele, colocamos o creme hidratante e vestimos a roupa interior e a roupa.
Pensando bem papás, não é assim tão diferente.
Como dar o Banho:
- Antes de iniciarmos o Banho, certificamos que temos todo o material necessário;
- Aquecemos a água e colocamos na Banheira, com uma porção de gel de banho;
- Despimos a roupa ao Bebé;
- Validamos que a Fralda não está suja. Caso esteja, primeiro limpamos o rabinho do Bebé;
- Pegamos no Bebé em posição de segurança (colocamos um braço por baixo do tronco do bebé e envolvemos essa mão em forma de pinça no seu braço. Com a outra mão, seguramos nas perninhas);
- Colocamos o Bebé dentro da Banheira;
- Lavamos de cima para baixo, costas e rabinho com o auxílio das compressas. Deixem o rabinho para o fim, pois é considerado a zona mais “suja” do vosso Bebé. Podem iniciar pela cabeça, se o banho for rápido, caso contrário deixem para o fim, pois o vosso Bebé arrefece mais rapidamente se tiver a cabeça molhada;
- Retiramos o Bebé da banheira, envolvemos na toalha e secamos suavemente a cabeça e o restante corpo apenas com toques suaves, sem esfregar, pois, a sua pele ainda é muito sensível;
- Após a secagem, coloquem um pouco de creme hidratante em todo o corpo, exceto nas mãos e rosto;
- Coloquem a fralda e sequem o coto umbilical com o auxílio de uma compressa enrolada no cotonete de bebé, para facilitar a limpeza na zona de inserção deste com a pele (zona onde acumula normalmente sujidade);
- A seguir, vistam o Bebé, deixando o rosto para o fim (olhos, boca, face e ouvidos).
Coto umbilical:
Se o vosso Bebé tiver coto umbilical, este irá sofrer um processo de mumificação, ou seja, de secura que levará à sua queda.
Este deverá ser mantido o mais limpo e seco possível, fora da fralda, evitando o uso de faixas que só irão provocar um aumento da humidade e risco de infeção.
As últimas recomendações referem que a sua limpeza deve ser diária apenas com água e sabão neutro, desaconselhando o uso de desinfetantes, como álcool ou betadine.
Nos dias que o vosso Bebé toma banho, apenas vão necessitar de secar após sair da água, com o auxílio de uma compressa enrolada no cotonete, de modo que facilite a sua limpeza no local de inserção.
Nos dias que o Bebé não toma banho, limpem com uma compressa enrolada no cotonete humedecido com água para o local de inserção do coto, e passem outra para secar.
Limpem uma vez ao dia ou sempre que se suje e que verifiquem a presença de secreções.
Dentro de uma semana o coto do vosso Bebé irá cair, e poderá apresentar ligeiro sangramento.
Após a sua queda, continuem os mesmos cuidados por mais 3 dias.
Limpeza dos olhos:
Após o Banho, com o Bebé já vestido para não arrefecer, limpem os olhos, usando compressas não esterilizadas (tecido não tecido) e soro fisiológico. Utilizem uma compressa para cada olho, passando num único sentido e uma só vez, de fora para dentro (zona mais limpa para a mais suja). Repitam com outra compressa até o olho ficar limpo e não passem a compressa de um olho para o outro.
Higiene oral:
Verdade, os Bebés não têm dentes, mas têm cavidade oral onde se acumula diariamente restos de leite.
Por isso, pelo menos uma vez ao dia, com a ajuda e uma compressa tecido não tecido enrolada num dos vossos dedos, humedecida com soro fisiológico, passem dentro da sua boca limpando gengivas, língua.
Roupa:
A roupa deverá ser adequada à época do ano e confortável, de preferência de algodão.
Antes da primeira utilização devem ser lavadas e não se esqueçam de remover as etiquetas que possam estar em contato com a pele sensível do vosso Bebé.
As roupas do Bebé, devem ser lavadas sempre com detergente próprio para Bebés, com menos químicos e perfumes, separada da vossa.
Espero que tenham gostado e aprendido com os meus ensinamentos.
Enfª. Núria Durães
Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia
Projecto Babieswhaaat